8.8.11

lista púrpura


 Tornado Storm - foto por Natalia Plekhanova


"Enquanto você estiver fora, meu coração se desfaz, lentamente se desenrola em um novelo de lã. O diabo o coleta com um sorriso nosso amor, em um novelo de lã. Ele nunca o devolverá (então, quando você voltar, teremos que fazer um novo amor)" (Björk)

Antes que vocês me xinguem que "púrpura" não é cor de verdade, sim, é. E é a única cor que explica um monte de sons... Púrpura foi uma das cores que eu escolhi para dar o nome a esse grupo que envolve tudo entre púrpura (que não tem tradução em inglês, já que purple é um falso cognato - significa roxo), vinho (odeio o galicismo "bordô") e carmin (que para nós é uma cor só, para os anglófonos são duas - carmine e crimson, a primeira mais avermelhada a segunda mais arroxeada).

Como roxo são os sons mais graves e vermelho é uma cor básica (e média, como as oitavas médias do piano: todas vermelhas), púrpura é basicamente a cor dos sons no meio do caminho em os baixos e os médios (detalhe: eu sei lhufas de terminologia de música, falo o que acho que faz o mínimo de sentido). E a cor de alguns instrumentos específicos como o acordeon, a sanfona, os órgãos pequenos (não aqueles de igreja gigantes), assim como tem muita nota púrpura no violão e na viola (mas menos no violino e no violencelo).

Como piano é sempre o mais difícil dos instrumentos para identificar as cores (considerando que temos dez dedos e um conjunto meio que completo de notas, as músicas em piano sempre são muito confusas porque são muitas notas/cores ao mesmo tempo, tem o lance da mão que acompanha, os artistas sempre misturam muitas oitavas distantes, e no fim fica complicado de se achar), eu fiquei com todos os outros para essa.

A lista púrpura é a lista da saudade. Saudade boa. Surgiu em 2008, depois do meio do ano - com saudades de um lugar que não fazia mais sentido no momento, mas cuja memória sempre criava boas sensações. É uma lista que também me faz lembrar de todos aqueles com quem compartilho as memórias de um paisinho especial com formato de hexágono e dos encontros e desencontros do além-mar..

Começo com uma das músicas mais bonitas já escritas (assim diz Thom Yorke), cujo nome inclusive é púrpura e que emprestou a letra para o começo desse post.
E termino com a música "Saudade", do Cordel, trilha-sonora de uma das minhas minisséries favoritas: Hoje é Dia de Maria.

Michele, essa lista é dedicada a você! Feliz aniversário do além-mar! :)