20.10.11

Lista Marrom


Depois da pasmaceira, resolvi dar uma animada. Vamos começar por baixo, de onde as coisas saem. Afinal, nem só de luz é feita a primavera. Mas é também o momento quando as plantas nascem das profundezas (clique para ler um lindo mito sobre a temática).

 O rapto de Proserpina - Rembrandt

A lista marrom nem é a lista mais escura de todas, mas das mais escuras é a mais animada.
Até agora vim explorando somente as alturas e frenquências, mas o ritmo também é importante para a minha sinestesia. As músicas mais graves costumam ser arroxeadas / avinhozadas, mas conforme elas quebram, por exemplo, no ritmo da bateria / percussão, ou no ritmo quebrado de um violão mais grave tocado de forma mais "batida", elas ficam mais amarronzadas. Todas as músicas dessa lista são pesadas e ao mesmo tempo muito animadas.

Na longa e triste história das injustiças e racismos das cores, ninguém gosta muito do marrom, essa cor "imunda" e que todos os dias suja os nossos tênis e a nossa bunda, e as pessoas até fingem nem lembrar que ela existe. Inclusive, ela não está entre as opções de cores de fonte do blogger - para piorar a mágoa. Mas eu amo o marrom e curto que meu cérebro associa ele a ritmos! E vamos lembrar que esse pedaço de picanha que pulsa dentro de nós todos os dias nos mantendo vivos, é também bem marronzinho.


O marrom, assim como o laranja, é uma cor com muitas listas diferentes, porque eu ouço ambas de formas muito diferentes e amplas. E se vocês pensarem bem, marrom nada mais é do que um laranja (pro amarelo ou pro vermelho) com baixa saturação/luminosidade!

"Marrom" é meio embarrado,  mas "brown" é igual àquela paleta de Marrom de van Dyke ali em cima, que é a cor que eu vejo quando ouço essa lista.